Relação entre Jornada de Compras e Funil de Marketing
- Fabio Guimarães

- 3 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

A Jornada de Compra e o Funil de Marketing se complementam. Cada etapa citada anteriormente irá colocar o consumidor em uma fase do funil que, por sua vez, orienta todo trabalho até o fechamento do negócio.
Neste post aqui do blog falamos sobre o Funil de Marketing, mas vamos passar rapidamente por cada estágio deste processo:
Topo de Funil: Aqui ficam todas as pessoas que acabaram de entrar no funil e ainda não têm consciência do problema.
Meio de Funil: Quem chegou aqui já reconheceu o problema e procura resolvê-lo.
Fundo de Funil: O cliente começa a comparar preços e benefícios para se preparar para compra.
Conseguiu entender a ligação entre as duas ferramentas? Quanto mais próximo da decisão de compra, mais ao fundo do funil o cliente se encontra, mais qualificado ele é e mais preparado está para investir na solução que sua empresa oferece.
A importância de identificar a jornada de compra do consumidor
Vimos que o comportamento muda de acordo com o estágio do processo de compra. Sendo assim, a maior lição é de que existem abordagens diferentes para momentos e consciência diferentes.
Não corra o risco de assustar o consumidor ou de não oferecer aquilo que ele estava esperando. Antes de chegar com o preço, gere valor.
Facilidade de análise e otimização das ações
Examinar toda uma estratégia, mensurar os ganhos e enxergar os erros não é uma tarefa fácil. Contudo, por acompanhar um modelo com etapas bem definidas, a Jornada de Compra facilita a análise, diminuindo o tempo de otimização.
Quanto mais rápidas e assertivas forem as tomadas de decisão, menos risco de desperdício de tempo e orçamento.
Que tal começar hoje mesmo a analisar seus clientes e repensar suas estratégias? Converse com a gente, vamos entender em que momento sua empresa está na Jornada no Cliente e como podemos ajudar a aproveitar todo o potencial com os seus clientes.






Comentários